UM PAÍS MAIS HUMANO

Nossa população cresceu 12,3% nos últimos dez anos, segundo o censo do IBGE. Chegamos a 190,7 milhões de brasileiros, distribuídos ao longo de um território continental, rico, fértil, dadivoso e que apresenta uma estrutura social mais equânime e menos injusta depois dos dois mandatos vitoriosos do presidente Lula.
Descobrimos através do censo de 2010 que houve um crescimento impressionante de nossa população urbana, que agora chega a robustos 84,53%. O Brasil rural, hoje um exemplo de trabalho e produtividade, todavia, tem bem menos gente. Nossas grandes capitais já são metrópoles, com todas as qualidades e todas as mazelas que isso acarreta.
Já sabemos que as mulheres são maioria, algo como quase 4 milhões a mais que os homens. Nada mal para um país que em menos de um mês será governado pela sua primeira presidenta, a companheira Dilma Rousseff.
Em uma década algumas cidades apresentaram crescimento notável. E o melhor é que as campeãs de desenvolvimento estão fora do “sul maravilha” ou das regiões mais desenvolvidas. É uma notícia espetacular! Durante a “Era Lula” Palmas (TO) cresceu 66,21%; Boa Vista (RR) alcançou os 41,73%; Macapá (AP), 40,45%; Rio Branco (AC), 32,69%; Manaus (AM), 28,22%; Porto Velho (RO), 27,46%. As populações cresceram, permaneceram em suas cidades por terem mais trabalho, mais oportunidades, melhor condição de vida, melhor saúde e educação de qualidade. O brasileiro ficou mais em sua terra natal, junto de suas raízes e dos que lhe são caros aos sentimentos, por não ter mais que se aventurar no eixo São Paulo/Rio de Janeiro ou nos Estados mais desenvolvidos do sudeste e do sul. Prova disso é que as capitais mais desenvolvidas tiveram menor crescimento, como Curitiba (a que mais cresceu no Sul e Sudeste) com 10,5%, enquanto São Paulo teve apenas 7,76%.
Temos 67,6 milhões de domicílios, dos quais 6,1 milhões estão vazios. Isso demonstra, na justa medida, que a questão habitacional está equacionada, especialmente depois dos programas sociais do governo Lula, como o “Minha Casa, Minha Vida”. Em dez anos atingimos o número de 3,3 moradores por domicílio contra os anteriores 3,75. Portanto, há mais gente no país com casa própria.
Um número, particularmente, despertou a atenção e encheu-me de alegria: estamos com expectativa de vida maior, o que denota melhor qualidade de vida, especialmente para os mais idosos. Temos 23.760 pessoas com mais de 100 anos de idade! E desses abençoados brasileiros exatos 3.525 vivem na Bahia, a terra da felicidade! Deles, uma assume o papel de exemplo de vitalidade, lucidez e amor ao Brasil e seu povo, a querida Dona Canô, mãe de Caetano Velloso e de Maria Bethânia.
Mulheres e homens que dedicaram suas vidas às suas famílias e ao seu país estão vivendo mais, com melhores condições de subsistência e mais saúde. Não faz tempo, a expectativa de vida do brasileiro era de pouco mais de 60 anos. Um indicador ruim, decorrente de um país subdesenvolvido e com graves problemas estruturais. Hoje a média de vida de nossa população chega aos 73 anos. Haverá de aumentar ainda mais por conta de um país que já desenvolve políticas sociais modernas e responsáveis, mas não deixa de ser um salto muito expressivo e digno de comemoração.

Viver mais e melhor, ter cidadãs e cidadãos chegando ao centenário de vida, poder alegrar-se com esse dado humano e generoso, não é obra do acaso, mas de profundas transformações em nossas estruturais sociais, econômicas e políticas. Um país que valoriza os seus idosos e zela pela qualidade de suas vidas, é um país que se dá ao respeito e aposta no que de melhor ele tem: o ser humano. E, também não por acaso, esse salto na longevidade dos brasileiros se dá em uma década em que oito anos foram sob a égide de um presidente humanista, Lula.
Outro dado que mostra esse país melhor, mais humano e com um grande futuro é o do decrescente desmatamento da Amazônia. Ele é o menor em 23 anos. Houve uma considerável queda na ação dos que desmatam, degradam e saqueiam a floresta e suas riquezas. O ritmo do desmatamento da Amazônia alcançou seu menor nível desde 1988, batendo um novo recorde em relação ao ano de 2009. Foi fruto da ação conjunta do governo federal através do Ministério do Meio Ambiente, dos governos estaduais, da Polícia Federal e dos órgãos responsáveis pela política ambiental.
No governo de FHC, por exemplo, o desmatamento chegou, em um só ano, a espantosa cifra de 29.059 km², contra os atuais 6.450 km². Ainda é muito, com certeza, pois cada metro quadrado derrubado de forma irregular ou sem a autorização dos organismos competentes, é crime contra o Brasil e a humanidade. O mundo com o qual sonhamos, mais justo e com melhores condições de vida, com crescimento sustentável e respeito ao meio-ambiente, só será possível com a preservação da Amazônia, de suas potencialidades e de seu imenso território.
Há muito a ser feito. Mas poder dizer que os brasileiros estão com mais casas, estão vivendo muito mais, que não estão deixando suas raízes em busca de oportunidades, que as cidades que mais crescem estão em regiões antes empobrecidas, que se desmata muito menos na Amazônia, é muito bom, gratificante e nos enche de orgulho e confiança no Brasil mais humano, mais justo e mais desenvolvido que o governo do presidente Lula legará a nosso povo e à história.

(*) Delúbio Soares é professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário