Aprendi a gostar muito e respeitar o companheiro Genoíno. Respeito pela sua trajetório de vida, marcada pela dedicação incansável a um projeto de mudanças e uma biografia pública marcada pela ética e a verdade. Respeito pela simplicidade, pelo tratar de igual, pela alegria. Sim, mesmo que a vida, sobretudo a vida política, lhe tenha sido muita dura, com torturas no corpo e na alma, Genoíno é um homem alegre, um cearense, povo que aprende a rir até daquelas coisas ruins, justamente pra ter capacidade de elevar o humor e seguir em frente. É por isso que o Genoíno diz que olha sempre pro pára-brisa.
Aprendi a gostar desse cearense quando pude conviver com ele no PT Nacional, ele Presidente e eu membro do setorial de juventude. Ele chegava à Sede sempre de cabeça erguida e mão estendida, cumprimentando segurança, copeira, jovem, mulher, negro, companheiro da executiva, imprensa … Ele reunia com a juventude, era um entusiasta, apoiador de nossas bandeiras. Talvez nossa presença no partido lhe fizesse rememorar o jovem Genoíno, que saiu de Fortaleza em dezembro de 1968 para lutar no Araguaia, viveu clandestino, foi preso e torturado, perdeu muitos camaradas … E fruto dessa geração anterior, onde tantos tombaram, mas muitos seguiram e lutaram para redemocratizar o país, é que hoje podemos ter um Partido como o PT, democrático, onde a juventude pode se auto organizar, publicizar suas idéias, fazer política noutro patamar, inclusive reunindo com o Presidente do Partido como muitas vezes fizemos com o Genoíno.
Aprendi, também, que mesmo que a política faça da vida mais dura, nos imponha sofrimentos, derrotas pessoais e até injustiças, deve-se manter firme e continuar. O neoliberalismo impregnou minha geração de descrença de qualquer mudança, como se o consumo fosse a grande verdade e mola impulsionadora da felicidade.
A história de vida do Genoíno, sua serenidade e postura utópica diante das coisas, me faz pensar que eu ainda tenho muitos longos anos pela frente e que vale a pena dedicar a vida em favor de um projeto que possa se materializar na felicidade coletiva.
Ontem, fiquei muito emocionada com sua fala no ato de posse da companheira Luizianne, Presidenta do PT Ceará. Porque as palavras do Genoíno foram carregadas de tanta franqueza e amor pela luta política, pela lucidez e a serenidade, pela pessoa que ele é: um homem íntegro, um político sério, um militante apaixonado, um patrimônio do PT e da esquerda brasileira.
Texto de Ticiana Studart militante do PT/CE publicado em seu blog no dia 12 de fevereiro de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário