Sucesso do Governo Dilma precisa da eleição de Genoino, diz Padilha


O Ministro-Chefe da Secretaria de Relações Institucionais Alexandre Padilha concedeu entrevista exclusiva ao site do Genoino. Ele fala da reta final da campanha e da importância da continuidade de Genoino no Congresso.

Site do Genoino: Dilma está com 20 pontos de vantagem e probabilidade cada vez maior de vitória no primeiro turno. Qual seria a tática correta da campanha a partir de agora, considerando-se a que a oposição pode ir para o vale-tudo?
Ministro Alexandre Padilha: A oposição ao presidente Lula está parecendo aquele time de futebol que, aos 30 minutos do segundo tempo, perdendo por 2×0, entra no desespero e sai dando canelada, puxão de camisa, não resiste ao drible e começa a tomar cartão amarelo, daqui a pouco um é expulso, mas não dá um chute a gol. Nós temos que manter a tranquilidade, a humildade, a posse de bola e não cair na provocação e no revide. Por um lado, temos que aproveitar o desespero dos anti-Lula, para consolidar a imagem da Dilma como a candidata mais preparada e com as melhores propostas para dar continuidade ao Brasil de Lula. Quando eles vierem com ataques, vamos com propostas que demonstram o nosso compromisso com a inclusão social. Quando vierem com agressões, vamos com o compromisso de investir na educação e inovação tecnológica como estratégias, para levar o Brasil à nova era de prosperidade. Quando vierem com baixaria, vamos com propostas que ampliam nossa interlocução com todos os setores econômicos. Quando vierem com o discurso isolacionista, vamos com a afirmação da nossa política externa multilateral, solidária e soberana. Quando vierem com mudanças mágicas para a economia, vamos com o nosso compromisso de reduzir impostos para investimentos e geração de emprego. Por outro lado, é fundamental que esta tática seja assumida por todos aqueles que acreditam e se mobilizam para que o Brasil siga mudando. Agora todos nós temos que ser “Lulas” e “Dilmas”, defender em cada lugar, cada rua, nossa história, os nossos 8 anos de governo e mostrar muita mais o que fizemos para este Brasil.

SG: A campanha do Mercadante está encontrando dificuldades para enfrentar a hegemonia de 16 anos de tucanato no estado de São Paulo. O que mais o candidato pode fazer para furar essa aparente blindagem?
MAP: Antes de mais nada, temos que acreditar que o que deu certo no Brasil pode dar certo em São Paulo, com Mercadante governador. Não é hora de tentar desconstruir o que os tucanos fizeram com os últimos 16 anos, mas, sobretudo, deixar claro que não estão à altura dos desafios que existem para SP para os próximos anos. Se o Brasil mudou muito neste período SP pode mudar ainda mais. E só o Mercadante, pela afinidade com Lula e Dilma, tem as condições políticas de aproveitar todas as oportunidades que se abrem para SP neste novo Brasil que está se construindo. Será que o povo paulista quer continuar no descompasso entre o Governo Federal, que terá Dilma presidente, com o governo estadual nos próximos anos? Acredito que não. Este é o momento de criarmos fatos políticos que mostrem onde o descompasso já existe e onde ficaria mais nítido em um cenário de Dilma em Brasília e tucanos em SP. Exemplos: impacto da cadeia produtiva do Pré-Sal (petróleo e gás) em São Paulo x ausência de política industrial específica; indústria do etanol x institutos de assistência técnica; esforço do PAC para ampliar saneamento x lentidão da Sabesp e órgãos ambientais; lei fiscal das micro e pequenas empresas x aumento de impostos com substituição tributária… São Paulo não pode ficar para trás.

SG: Cesar Maia já enxergou que a saída para a oposição é centrar a disputa no Senado, porque vê ameaça de o Brasil se transformar em uma Venezuela, com governo e parlamento dominados pela esquerda. Com essa grande vantagem para o PT na disputa para a presidência, o senhor acha que nós também deveríamos concentrar esforços nas candidaturas para o Congresso?
MAP: Consolidar uma maioria dos partidos da base do presidente Lula no Senado e ampliar nossa bancada na Câmara sempre foi nossa prioridade nesta eleição, independentemente de as pesquisas mostrarem ou não a possibilidade de vitória da Dilma. É natural que o Senado, que terá 2/3 de renovação, sairá desta eleição mais parecido com o que é o Brasil hoje. Esta é uma conquista da democracia – por um lado, pois o torna mais próximo dos desafios e anseios atuais e, por outro, porque nossa aliança é ampla, diversa, reunindo partidos com opiniões variadas que se juntam em torno de um projeto. Um Senado mais parecido com a realidade atual do Brasil e conduzido por uma coalizão forte, multipartidária e respeitosa com a oposição será bom para a democracia, bom para o Brasil.

SG: Dilma, como Genoino, é relacionada à luta contra a ditadura, à geração de 68. O senhor acha que esse é o motivo do visível entusiasmo da juventude com ambos?
MAP: A juventude se entusiasma porque os dois nunca mediram esforços para defender os interesses atuais da juventude e trazer seus temas para o centro de desenvolvimento do país. Dilma tem dito que os desafios relacionados aos mais de 50 milhões de jovens brasileiros estarão no centro das preocupações da futura presidente. E Genoino, deputado federal, será fundamental para a rápida aprovação das propostas no Congresso. Temos a clareza de que só uma política para a juventude articulada com os planos prioritários do próximo governo será capaz de enfrentar desafios relacionados à redução da pobreza, geração de mais e melhores empregos, formação de profissionais de nível médio e superior para um país que cresce em ritmo acelerado; combate a todo o tipo de preconceito, combate à disseminação do crack, enfrentamento da violência rural e urbana e aproveitamento das oportunidades que se abrem para o nosso país com o Fundo Social do Pré-Sal, com uma nova economia da cultura e do turismo, a Copa 2014 e os Jogos Olímpicos 2016. O novo marco regulatório na área de telecomunicações e radiodifusão e o Plano Nacional de Banda Larga serão o Luz Para Todos para a Juventude. Os jovens se empolgam com Dilma e Genoino porque sabem que podem contar com aqueles que colocaram suas vidas em risco para defender os direitos de jovens de se expressarem, se organizarem e se amarem. Dilma e Genoino não faltarão com este compromisso.

SG: Genoino já vai para o seu sétimo mandato como Deputado Federal, se eleito. O que mais ainda ele tem a contribuir no Congresso Nacional?
MAP: O sucesso do Governo da Dilma e da continuidade da obra de Lula precisa muito da eleição de Genoino. Precisamos de deputados experientes, companheiros, fiéis, militantes e com bom diálogo junto à oposição para reforçar nossas condições de governabilidade, como o Genoino. Recentemente, Genoino foi decisivo para a aprovação de uma nova Política Nacional de Defesa, que reforçou a condição civil do ministro da Defesa sem subjugar o comando das três forças militares do país (Marinha, Exército e Aeronáutica). Fizemos uma grande reforma, aprovada em tempo recorde, sem provocar nenhuma instabilidade no país. Alguém que teve esta capacidade de diálogo é fundamental para outros embates e construção de consensos. Como ministro que hoje cuida da relação do presidente Lula com partidos e Congresso digo, sem medo de ser feliz que, com o Genoino, deputado federal, será mais fácil e viável aprovarmos a reforma política, fundamental para o Brasil que estamos construindo.

Fonte: http://www.genoino1313.com.br/877/

Nenhum comentário:

Postar um comentário