Sucesso do Governo Dilma precisa da eleição de Genoino, diz Padilha


O Ministro-Chefe da Secretaria de Relações Institucionais Alexandre Padilha concedeu entrevista exclusiva ao site do Genoino. Ele fala da reta final da campanha e da importância da continuidade de Genoino no Congresso.

Site do Genoino: Dilma está com 20 pontos de vantagem e probabilidade cada vez maior de vitória no primeiro turno. Qual seria a tática correta da campanha a partir de agora, considerando-se a que a oposição pode ir para o vale-tudo?
Ministro Alexandre Padilha: A oposição ao presidente Lula está parecendo aquele time de futebol que, aos 30 minutos do segundo tempo, perdendo por 2×0, entra no desespero e sai dando canelada, puxão de camisa, não resiste ao drible e começa a tomar cartão amarelo, daqui a pouco um é expulso, mas não dá um chute a gol. Nós temos que manter a tranquilidade, a humildade, a posse de bola e não cair na provocação e no revide. Por um lado, temos que aproveitar o desespero dos anti-Lula, para consolidar a imagem da Dilma como a candidata mais preparada e com as melhores propostas para dar continuidade ao Brasil de Lula. Quando eles vierem com ataques, vamos com propostas que demonstram o nosso compromisso com a inclusão social. Quando vierem com agressões, vamos com o compromisso de investir na educação e inovação tecnológica como estratégias, para levar o Brasil à nova era de prosperidade. Quando vierem com baixaria, vamos com propostas que ampliam nossa interlocução com todos os setores econômicos. Quando vierem com o discurso isolacionista, vamos com a afirmação da nossa política externa multilateral, solidária e soberana. Quando vierem com mudanças mágicas para a economia, vamos com o nosso compromisso de reduzir impostos para investimentos e geração de emprego. Por outro lado, é fundamental que esta tática seja assumida por todos aqueles que acreditam e se mobilizam para que o Brasil siga mudando. Agora todos nós temos que ser “Lulas” e “Dilmas”, defender em cada lugar, cada rua, nossa história, os nossos 8 anos de governo e mostrar muita mais o que fizemos para este Brasil.

7 de agosto Dia Nacional de Mobilização da Juventude que apóia DIlma Presidente

Visita do Mercadante em Caçapava - SP

#AgoraéDilma no primeiro turno!


Após Ibope e do Vox Populi, darem como certa a vantagem de Dilma Rousseff chegou a vez do Datafolha mostrar que cresceram as chances da nossa candidata vencer a eleição presidencial em primeiro turno, dia 3 de outubro.
Segundo o instituto, a candidata já alcançou 54% das intenções de votos válidos (desconsiderados os brancos e nulos).
O Datafolha divulgou neste sábado, 21/8, o levantamento, que mostra Dilma com 47% das intenções, bem à frente de José Serra do PSDB (30%) e Marina Silva do PV (9%). A vantagem da candidata dobrou em relação ao levantamento realizado entre os dias 9 e 12 de agosto, quando a petista estava com 41%, o tucano tinha 33% e a candidata verde registrava 10%.
São três motivos apontados pelo Datafolha para a ampliação da liderança: influência da TV, voto das mulheres e desempenho melhor na região Sul. "Os que viram o horário eleitoral alguma vez desde que começou, na terça-feira [dia 17 de agosto], são 34%. Entre os que assistiram a propaganda, Dilma tem 53% e Serra, 29%", diz a reportagem do jornal Folha de S. Paulo.

“Temos que investir pesado na capacitação da juventude para o mercado de trabalho”


Ao encerrar sua participação no #DebateFolhaUol, esta quarta-feira, 18/8, nossa candidata Dilma Rousseff chamou a atenção dos internautas para a diferença dos projetos em disputa nesta campanha eleitoral. Sua proposta, afirmou, aponta para o futuro com mais empregos, crescimento econômico, maior igualdade, distribuição de renda e mais oportunidade.


“Em apenas sete anos e meio, nosso governo mudou o Brasil. Precisamos garantir que esse processo avance, sem interrupção ou sobressalto. Temos que melhorar ainda mais a educação, a saúde e a segurança", afirmou. "Temos que investir pesado na capacitação da juventude para o mercado de trabalho e também para formar grandes pesquisadores em ciência e tecnologia. Neste quadro de inovação, a internet é fundamental.”

Mais que voto dos internautas, Dilma pediu a participação no esforço de construção de um novo país. “Um país de homens e mulheres mais felizes e seguros, e muito mais confiantes no futuro.”

Vox Populi: se eleição fosse hoje Dilma venceria

Pesquisa Vox Populi divulgada nesta terça-feira, 18/8, pela TV Bandeirantes aponta vantagem ainda maior da candidata da coligação Para o Brasil Seguir Mudando, Dilma Rousseff, em relação ao seu adversário José Serra (PSDB).
Segundo o levantamento, Dilma ganharia a eleição já no primeiro turno. Nossa candidata está 16 pontos a frente de Serra com 45% das intenções de voto, enquanto o tucano tem 29%.
Em relação à pesquisa Vox Populi divulgada em julho, Dilma subiu quatro pontos percentuais, enquanto Serra caiu quatro pontos. A candidata Marina Silva (PV) manteve, em agosto, os 8% da preferência do eleitorado de julho.
A pesquisa Vox Populi confirma a tendência já apontada pelo Instituto Ibope que Dilma Rousseff poderia ganhar a eleição no primeiro turno.

Fonte: Galera da Dilma

Dilma tem 22 pontos à frente entre eleitorado jovem


A Juventude está, cada vez mais, ao lado de Dilma Rousseff. É o que mostra a mais recente pesquisa Ibope, divulgada nesta segunda-feira, 16/8. “A candidata do PT apresenta crescimento expressivo entre eleitores jovens”, atesta a pesquisa, realizada com 2,5 mil entrevistados em 174 cidades de todas as regiões do País, a pedido da TV Globo e do jornal O Estado de S.Paulo, entre 12 e 15 de agosto.
Na pesquisa espontânea, na qual os nomes dos candidatos não são citados pelos entrevistadores, Dilma (34%) está 19 pontos à frente do demotucano (15%), entre eleitores de 25 a 29 anos. Na faixa etária dos 16 aos 24 anos, a diferença é de 18 pontos. Nossa candidata - a candidata da Juventude - têm 32% das intenções de votos.
O Ibope aponta que, na pesquisa estimulada, na qual os nomes dos candidatos são citados, Dilma (46%) está 18 pontos à frente do Zé Pedágio (28%), entre eleitores de 25 a 29 anos. Já entre os eleitores dos 16 aos 24 anos, a vantagem de Dilma é menor, porém não menos significativa: 13 pontos percentuais.
Segundo turno - Em um possível segundo turno, a surra seria ainda maior: 22 pontos de vantagem para Dilma (55%), entre eleitores de 25 a 29 anos. Nos jovens de 16 a 24 anos, a diferença a favor da candidata (52%) seria de 12 pontos.
Expectativa de vitória - Quando questionados sobre quem, independente de quem eles votariam, vai ganhar a eleição, outro grande resultado para Dilma: 26 pontos de vantagem! Nada menos que 55% dos jovens entre 25 e 29 anos apontam Dilma como sendo a vencedora. Entre os eleitores dos 16 aos 24 anos, Dilma abre 24 pontos, ficando com 53% das intenções de voto.
Seja qual for a leitura dos dados, todos apontam para a mesma coisa: a Juventude já escolheu sua candidata, quer ver o Brasil seguir mudando, vai seguir com Dilma, com nossa força e com nosso amor. Até a vitória!

Primeiro web debate

Nesta quarta-feira, 18/8, nossa candidata Dilma Rousseff participa do web debate promovido pelo jornal Folha de S.Paulo e o portal UOL. O evento começa às 10h30, no Tuca, teatro da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), e será transmitido ao vivo pelo portal.

Galera, a web é nosso território! Já mandamos muito bem na cobertura colaborativa do primeiro debate na TV. Agora vamos fazer o mesmo, e até melhor, na internet.
Então o combinado é o seguinte: nos encontramos via twitter e vamos registrar em 140 caracteres todas as nossas impressões sobre o debate, afinal de contas quem disse que política precisa ser uma coisa chata? E você que é blogueiro como nós, faça um registro em texto, foto, caricatura, etc. O importante é debater e repercutir as propostas da nossa candidata.
Regras do debate - O debate Folha/UOL terá duas horas de duração, divididas em seis blocos. Nos três primeiros blocos, os candidatos farão perguntas entre si.
No primeiro bloco, Marina começa perguntando, seguida de Dilma e depois Serra. No segundo bloco, a ordem de perguntas será Serra, Dilma e Marina. No terceiro, Dilma abre, e na sequência Marina e Serra perguntam.
O quarto e quinto blocos serão dedicados às perguntas enviadas em vídeo pelos internautas. Ao todo, foram selecionadas 12 perguntas.
No último bloco os candidatos responderão a perguntas dos jornalistas Josias de Souza (Serra), Renata Lo Prete (Marina), editora da coluna Painel da Folha, e de Rodrigo Flores (Dilma), gerente-geral de notícias do UOL, respectivamente. Cada candidato terá dois minutos para responder. Em seguida, Dilma, Serra e Marina, nesta ordem, terão três minutos cada para as considerações finais.


Fonte: Galera da Dil  - com informações do UOL

Dilma: Prefiro críticas que o silêncio da ditadura

“Tenho um conceito que é de vivencia. E há outros de compromissos éticos e morais que se tem de ter com a democracia. Eu prefiro um milhão de vezes o som de vozes críticas, de críticas duras, que muitas vezes gostam de ferir, do que o silêncio dos calabouços da ditadura que teve nesse país”, afirmou nossa candidata à presidência Dilma Rousseff.

A afirmação foi feita nesta quinta-feira, 19/8, durante o 8º Congresso Brasileiro de Jornais, promovido pela Associação Nacional dos Jornais (ANJ), no Rio de Janeiro, e defendeu a liberdade de expressão.
A petista também assinou o compromisso com a Declaração de Chapultepec, uma carta de princípios que defende “uma imprensa livre como uma condição fundamental para que as sociedades resolvam os seus conflitos, promovam o bem-estar e protejam a sua liberdade”.

“Não há pessoas nem sociedades livres sem liberdade de expressão e de imprensa. O exercício dessa não é uma concessão das autoridades, é um direito inalienável do povo”, reforçou.

Dilma argumentou que ao lado das conquistas sociais e econômicas de um país, um dos critérios para que ele seja considerado uma nação desenvolvida é ter democracia plena, com liberdade de imprensa e de expressão. Segundo ela, essa é uma diferença crucial entre o Brasil e outras economias em desenvolvimento.
Sem medo dos movimentos sociais - Mais cedo, o candidato da oposição participou do mesmo evento e demonstrou que está fora de sintonia com os movimentos sociais ao criticar as conferências nacionais realizadas durante o governo Lula. Serra disse que elas não representam a sociedade.
Ao ser questionada sobre as declarações, Dilma lamentou e disse que o governo Lula “não tem medo de dialogar com os movimentos sociais e conviver com opiniões divergentes”.

Fonte: Galera da Dilma

Brasil mantém recorde de empregos gerados

“Nunca antes na história desse país houve tanto emprego formal". Assim diria se o anúncio fosse feito pelo presidente Lula. Brincadeiras a parte, essa excelente notícia foi divulgada nesta quinta-feira, 19/8, pelo Ministério do Trabalho.
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de julho, mostra que o Brasil continua com as taxas de emprego lá em cima.
No mês passado foram gerados 181.796 novos postos de emprego com carteira assinada. O resultado do Caged mostra que o país chega à marca de 14.178.749 brasileiros com emprego formal em atividade no país.

"O parque industrial do Brasil continua crescendo, aumentando assim a capacidade de produção; o consumo está se mantendo em alta; temos impulsos por conta de investimentos do governo e da iniciativa privada. Por tudo isso, estimo novos recordes para os meses de agosto, setembro, outubro e novembro", diz otimista o Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.

O ministro também ressalta que em 12 meses o resultado é inédito. O saldo no período é de 2.212.318 de novos postos e ainda poderá crescer mais.
Futuro ainda melhor - A candidata à presidência, Dilma Rousseff, pretende aumentar ainda mais a criação de postos de trabalho no Brasil. Em seu possível futuro governo, a formalização de empresários individuais e o reforço do crédito para micro e pequenas empresas vão continuar impulsionando a geração de emprego.

“Terei uma política dirigida para esse setor que mais cria emprego, que é o setor de micro, pequenas e médias empresas. Essa é uma questão fundamental”, explica Dilma.

Mercado - Quem pretende entrar para a graduação ou cursos técnicos pode ter uma idéia do avanço no mercado de trabalho por setor.
O setor de serviços está em alta e inclusive contribuiu para os resultados da última pesquisa. Essa área lidera a geração de empregos, com a criação de 61.606 novas vagas.
Houve mais geração de emprego no comércio, serviços de administração de imóveis, médicos e odontológicos, o equivalente a mais de 39 mil novos empregos.
Empresas de transporte, comunicação e instituições financeiras também contribuíram para o avanço no saldo das novas vagas.
Já no setor de Indústria de Transformação, houve 41.530 postos de trabalho abertos. Em especial, industriais metalúrgicas, de calçados, produtos alimentícios e têxtil.

Fonte: Galera da Dilma

Assista agora o 3º programa da DILMA na TV

Assista o 2º Programa da Dilma na TV

Assista o 1º Programa da Dilma na TV

Ibope: Dilma Rousseff pode vencer no primeiro turno

A candidata da Coligação Para o Brasil Seguir Mudando, Dilma Rousseff, ampliou a vantagem e poderia ganhar a eleição para presidente da República já no primeiro turno. Segundo pesquisa Ibope divulgada pelo Jornal Nacional, da TV Globo, a candidata tem 51% das intenções de votos válidos.
Na simulação de primeiro turno, Dilma recebeu 43% das intenções de voto e está 11 pontos percentuais à frente do adversário José Serra (PSDB), que tem 32%. Já a candidata Marina Silva (PV) continuou com 8% da preferência do eleitorado.
As intenções de voto em Dilma subiram 4 pontos percentuais em relação à última pesquisa Ibope, divulgada no início de agosto, enquanto José Serra perdeu 2 pontos. Naquele levantamento, Dilma tinha 39% das intenções de voto e Serra, 34%.
Num eventual segundo turno, Dilma venceria a eleição com 48% dos votos dos eleitores contra 37% de Serra. O Ibope ouviu 2.506 pessoas entre os dias 12 e 15 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Fonte: Galera da Dilma

Inauguração do Comite Sindical do Vale do Paraíba

Companheirada

Convidamos a tod@s para participar da inauguração do Comitê Sindical do Vale do Paraíba. A proposta é que após a inauguração a gente concentre forças e caminhe pelo centro da cidade.

DIA: 21/08/2010 (SÁBADO)
HORÁRIO: DAS 09h ÁS 13h
LOCAL: AV: NOVE DE JULHO Nº 353 - CENTRO - TAUBATÉ (ao lado da Faculdade de Direito - próximo a Rodoviária Velha de Taubaté)

PROGRAMAÇÃO:
09h00 - LANÇAMENTO DO COMITÊ
10h00 - GRANDE CAMINHADA DA VITÓRIA MERCADANTE PELO CENTRO DE TAUBATÉ.

CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS!!!

Saudações

Silvinha Rezende
Coordenadora da JPT Macro Vale do Paraíba

Os avanços do Governo Lula

O ciclo de desenvolvimento em que o Brasil entrou no Governo do Presidente Lula vai ter gerado até o final do ano de 2010 mais de 12 milhões de empregos formais em nosso país. Estes postos de trabalho estão sendo preenchidos por brasileiros de todas as regiões e estão mudando para melhor a vida das pessoas.
Para que estes postos de trabalhos fossem ocupados por trabalhadores com a formação profissional adequada o Governo do Presidente Lula tem investido em políticas de inclusão de jovens estudantes no ensino superior.
Um desses programas é o PROUNI – Programa Universidade Para Todos – criado em 2004, que desde o ano de 2005 vem concedendo bolsas de estudo para que jovens possam cursar uma graduação universitária em Instituições de Ensino particulares sem nenhum custo. O PROUNI atende a estudantes de todos os cursos e de todas as regiões do Brasil. Até o primeiro semestre de 2010 foram concedidas pelo PROUNI mais de 1 milhão de bolsas de estudo em todo o Brasil. Os jovens do Vale do Paraíba também são contemplados pelas bolsas de estudo do Vale do Paraíba, até o primeiro semestre de 2010 quase 15 mil bolsas de estudo foram concedidas a estudantes de instituições de ensino superior no Vale do Paraíba. Essas bolsas estão distribuídas por instituições de 15 cidades diferentes da região.
Além do PROUNI, o Governo do Presidente Lula promoveu uma significativa mudança no FIES (Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior) que concede empréstimos aos estudantes de instituições particulares de ensino superior, a serem quitadas após a conclusão do curso superior. O MEC, sob a gestão do Ministro Fernando Haddad, ampliou para 100% a possibilidade do pagamento, reduziu os juros do financiamento e incluiu uma nova forma de se quitar os empréstimos, aos estudantes dos cursos de Medicina e Licenciaturas, que podem pagar parte de seus empréstimos com trabalho para o Programa Saúde da Família ou em escolas públicas brasileiras, em regiões com carências de profissionais.

Aprovadas cotas na UFRJ

A UFRJ adotará ações afirmativas, para facilitar o ingresso de estudantes de baixa renda familiar e oriundos do sistema público de ensino, em seu concurso de acesso aos cursos de graduação, já para o ano de 2011. A proposta, que foi aprovada na reunião do Conselho Universitário (Consuni) desta quinta-feira, 12 de agosto, prevê ainda a manutenção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como uma das formas de acesso, e a adesão da universidade ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
No entanto, questões mais específicas, como o percentual de vagas destinadas ao novo regime de acesso e a política de assistência estudantil necessária para a permanência dos estudantes de baixa renda, não obtiveram consenso e serão deliberadas em sessão extraordinária do Consuni, no dia 19 de agosto.
A proposta original, encaminhada pela Reitoria, previa que 50% das vagas da UFRJ seriam distribuídas de acordo com o SiSU e as notas do Enem, sendo a metade restante ofertada em uma prova discursiva, seguindo o modelo tradicional de avaliação da UFRJ. Dentre as vagas do Enem, 20% seriam destinadas e estudantes do sistema público de ensino e com renda familiar per capita inferior a um salário mínimo e meio, perfazendo 10% do total de vagas.


Lula e essa galera, tudo junto e misturado na #DilmanaRede

O novo ponto de encontro da galera mais conectada destas eleições é #dilmanarede. A rede social de apoio a Dilma Rousseff foi lançada neste domingo, 15/8, com um vídeo de boas-vindas gravado pelo Presidente Lula. “Em primeiro lugar quero agradecer do fundo do coração a dedicação e a garra de vocês em defesa das ações e políticas do meu governo (…) Hoje, cada internauta também é um formador de opinião. (…) E vamos eleger a Dilma a primeira mulher presidenta do Brasil”, afirmou.

O novo espaço na web foi criado para aproximar ainda mais os ativistas digitais interessados em debater os rumos do Brasil. A #dilmanarede também acompanha e divulga as principais atividades de campanha, com a colaboração de blogueir@s de todo o país. O que se quer é de fazer uma cobertura com o olhar dos internautas. A rede facilita, ainda, o diálogo entre militantes para a realização de atividades nas ruas – como bicicletadas, bandeiraços, reuniões comunitárias e comícios.
Crie seu perfil na #dilmanarede e contribua com a sua opinião! Nós já estamos lá! Vamos debater, trocar informações e expor nossas ideias utilizando a tecnologia em favor da nossa mobilização social.
Mas antes, claro, assista ao vídeo do Presidente Lula!



Fonte: Galera da Dilma

Resumo da nossa campanha

Saiba como foi a sexta semana de campanha da nossa candidata Dilma Rousseff, mas não fique apenas assistindo! Entre nessa você também, nossa proposta é fazer a maior e melhor cobertura colaborativa das eleições 2010! Veja como participar do nosso blog aqui e não deixe conferir o convite especial que o presidente Lula faz a tod@s os internautas do Brasil

Mercadante com os Movimentos Populares!

Genoino é um dos oito deputados presentes em todas as sessões

Dos 513 deputados, apenas oito, ou 1,6% do total, participaram de todas as sessões deliberativas no plenário da Câmara no primeiro semestre deste ano. É o que mostra levantamento exclusivo do Congresso em Foco, cuja veiculação teve início na última segunda-feira (2) com a reportagem sobre o recorde de faltas batido no período. Veja na lista abaixo os mais assíduos.
Os deputados Arnaldo Madeira (PSDB-SP), Emanuel Fernandes (PSDB-SP), José Genoino (PT-SP), Manato (PDT-ES), Nelson Meurer (PP-PR) e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) compareceram a todas as 59 sessões deliberativas (destinadas à votação de proposições) realizadas entre fevereiro e julho.
Já Euripedes Miranda (PT-RO) e Ricarte de Freitas (PTB-MT), embora tenham cumprido todos os seus compromissos em plenário, tiveram muito menos obrigações que seus colegas: 2 e 13 sessões deliberativas, respectivamente, estavam entre seus compromissos parlamentares.
Ambos são suplentes, e tomaram posse no final dos mandatos dos titulares. Eurípedes assumiu a vaga de EduardoValverde (PT), que concorre ao governo de Rondônia. Já Ricarte tomou posse no lugar de Wellington Fagundes (PR), licenciado do mandato por 120 dias para se dedicar em tempo integral à campanha de reeleição para a Câmara.

Fonte: Congresso em Foco

Mais que um pai, meu herói

Em um comovente relato, Miruna nos revela o Genoino pai e avô, tão incansável e dedicado quanto o Genoino militante. Confiram:



Domingo, 8 de agosto de 2010


É muito bom ter pai. É muito bom ter alguém que está sempre pronto a nos ajudar, que nos entende, que nos ajuda, que nos dá força e que está com um sorriso sempre a postos. É muito bom ter um pai como o meu pai… Graças a ele nunca me senti sozinha, nem nos momentos mais difíceis, porque ele sempre dava algum jeito de me mostrar que eu sempre teria o seu ombro onde me apoiar.
Parece mentira, mas pensando agora no meu pai, percebi que nunca o vi cansado. Nunca mesmo… depois de trabalhar a semana inteira, de viajar para cima e para baixo, com debates, palanque, o que fosse, quando ele estava em casa, sempre esteve pronto para ser o melhor pai do mundo para mim e para meu irmão… é claro que nós sempre sentimos muita falta de tê-lo mais perto, mais cotidianamente como muitos amigos nossos tinham, mas com o tempo aprendemos que é mais importante como você passa seu tempo com seu pai do que quanto tempo está com ele.
Quando toda aquela etapa difícil na vida do meu pai aconteceu, vivenciei pela primeira vez na vida a experiência de ter um pai todos os dias, dia e noite em casa. E lembrei-me muito das vezes em que eu ficava desejando (secretamente, claro), que ele estivesse mais dias conosco e menos em Brasília, porque vi que eu preferia mil vezes que ele estivesse longe, mas junto conosco, ligando, feliz, do que daquele jeito, triste, deprimido e sem saber muito bem que rumo tomar. Naquela época sofri demais porque foi a única vez na vida em que ele foi um super pai, mas um pai triste.
Ainda assim serei sempre grata porque mesmo quando ele passou pelo pior momento de sua vida, não deixou de ser meu pai querido. Eu estava prestes deixar a todos, deixar o Brasil e ele me ajudou de todos os jeitos possíveis, não deixando nunca que ninguém me desanimasse e sempre mostrando-se muito orgulhoso por eu ter encontrado meu caminho. Em nenhum momento disse que não queria que eu fosse, argumentando que ele ficaria com muita saudade, mas que mais importante é que eu fosse para onde eu seria mais feliz… quando eu decidi voltar ao Brasil ele de novo não foi logo dizendo, “filha, volte logo”, e não me apoiou até que eu pudesse ter pensado muito e depois de que eu tivesse realmente o convencido de que era uma decisão pensada e certa. E que meu marido, que ele sabe o quanto amo, estivesse disposto a vir comigo…
Hoje estou aqui feliz, porque comemoro o dia dos pais perto desse meu pai tão amado, tão especial, meu herói. Esse pai que já nasceu meio avô, e que agora que é mesmo vovô, mostra a cada encontro, a cada gesto, seu amor incondicional pelos meus filhos. E mesmo depois de ter percorrido seis cidades do interior de São Paulo em apenas dois dias, chega com o pique total para brincar de cavalinho com o Luismi, carregar a Paulinha no cangote e dar banho nos dois quase que ao mesmo tempo.
Eu continuo sem vê-lo cansado.
Te amo, Papai! Feliz dia dos pais!

Fonte: As aventuras de uma família hispano-brasileira! (blog da filha de José Genoino, Miruna Kayano Genoino)

“Meu respeito pelo Genoino” de Ticiana Studart (PT|CE)


Aprendi a gostar muito e respeitar o companheiro Genoíno. Respeito pela sua trajetório de vida, marcada pela dedicação incansável a um projeto de mudanças e uma biografia pública marcada pela ética e a verdade. Respeito pela simplicidade, pelo tratar de igual, pela alegria. Sim, mesmo que a vida, sobretudo a vida política, lhe tenha sido muita dura, com torturas no corpo e na alma, Genoíno é um homem alegre, um cearense, povo que aprende a rir até daquelas coisas ruins, justamente pra ter capacidade de elevar o humor e seguir em frente. É por isso que o Genoíno diz que olha sempre pro pára-brisa.
Aprendi a gostar desse cearense quando pude conviver com ele no PT Nacional, ele Presidente e eu membro do setorial de juventude. Ele chegava à Sede sempre de cabeça erguida e mão estendida, cumprimentando segurança, copeira, jovem, mulher, negro, companheiro da executiva, imprensa … Ele reunia com a juventude, era um entusiasta, apoiador de nossas bandeiras. Talvez nossa presença no partido lhe fizesse rememorar o jovem Genoíno, que saiu de Fortaleza em dezembro de 1968 para lutar no Araguaia, viveu clandestino, foi preso e torturado, perdeu muitos camaradas … E fruto dessa geração anterior, onde tantos tombaram, mas muitos seguiram e lutaram para redemocratizar o país, é que hoje podemos ter um Partido como o PT, democrático, onde a juventude pode se auto organizar, publicizar suas idéias, fazer política noutro patamar, inclusive reunindo com o Presidente do Partido como muitas vezes fizemos com o Genoíno.
Aprendi, também, que mesmo que a política faça da vida mais dura, nos imponha sofrimentos, derrotas pessoais e até injustiças, deve-se manter firme e continuar. O neoliberalismo impregnou minha geração de descrença de qualquer mudança, como se o consumo fosse a grande verdade e mola impulsionadora da felicidade.
A história de vida do Genoíno, sua serenidade e postura utópica diante das coisas, me faz pensar que eu ainda tenho muitos longos anos pela frente e que vale a pena dedicar a vida em favor de um projeto que possa se materializar na felicidade coletiva.
Ontem, fiquei muito emocionada com sua fala no ato de posse da companheira Luizianne, Presidenta do PT Ceará. Porque as palavras do Genoíno foram carregadas de tanta franqueza e amor pela luta política, pela lucidez e a serenidade, pela pessoa que ele é: um homem íntegro, um político sério, um militante apaixonado, um patrimônio do PT e da esquerda brasileira.

Texto de Ticiana Studart militante do PT/CE publicado em seu blog no dia 12 de fevereiro de 2010.