Bancários do Espírito Santo decidem em plebiscito manter filiação à CUT

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a unidade nacional dos bancários saíram fortalecidas, com a vitória pela manutenção da filiação à CUT do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo no plebiscito realizado nesta semana em todos os locais de trabalho. A apuração aconteceu na quinta-feira, dia 29, à noite, no Centro Sindical dos Bancários, no Forte São João, em Vitória.
Do total de 3.181 votos, a opção NÃO (contra a desfiliação) ganhou 1.574 votos e a opção SIM (pela desfiliação) teve 1.544 votos. Foram registrados, ainda, 42 votos nulos e 21 em branco. A assembleia itinerante foi realizada de terça-feira, dia 27, até quinta-feira. Dezessete urnas percorreram os locais de trabalho e uma ficou na sede do Sindicato, na capital capixaba.
O desligamento da CUT foi defendido pela maioria da atual direção do Sindicato, através de uma forte campanha de mídia, que ganhou as ruas por meio de 20 outdoors espalhados pela Grande Vitória e principais cidades do interior do Estado, além de várias chamadas em intervalos de programas de grande audiência da Rede Globo, como Jornal Nacional, Fantástico, Faustão e novelas.
O presidente da Contraf-CUT e diretor da CUT Nacional, Carlos Cordeiro, afirmou que "o resultado do plebiscito mostra que os bancários do Espírito Santo reconheceram a história de lutas e conquistas da CUT, que construiu a unidade nacional da categoria, possibilitando a assinatura da convenção coletiva nacional, desde 1992, unificando direitos e conquistas para todos os bancários do Brasil".
Para o secretário de Política Sindical da Contraf-CUT, Carlinho Abelha, "foi uma grande vitória da democracia e da CUT, onde os bancários se manifestaram contra o isolamento nacional e a favor da unidade da categoria para enfrentar os bancos e continuar avançando nas conquistas com mobilização e luta".

Nenhum comentário:

Postar um comentário