Presidente Lula descarta criação de cima para baixo de Parque nos Altos da Mantiqueira, diz Mercadante



O senador Aloizio Mercadante tranqüilizou prefeitos, vereadores e moradores da Serra da Mantiqueira que estiveram no último sábado, 08/05, no Encontro Anual de Prestação de Conta do Mandato do deputado estadual Carlinhos Almeida ao informar que “o presidente Lula não irá permitir a criação do Parque Nacional dos Altos da Mantiqueira de cima para baixo”.
“Em primeiro lugar gostaria de falar de um compromisso assumido por mim e por Carlinhos com toda a região. Falo como líder do bloco do governo no Senado”, frisou Mercadante. “Consultei o presidente Lula. Ele pediu que eu dissesse a vocês: não haverá nenhum parque sendo imposto de cima para baixo como vinha sendo conduzida a questão pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)’, acrescentou o senador.
Mercadante disse que há o interesse do governo federal em preservar o que resta da Mata Atlântica e valorizar a Serra da Mantiqueira, uma área estratégica na produção de água em função das mudanças climáticas e do efeito estufa.
“O que estava se desenhando, no entanto, era uma proposta de cima para baixo, gerando insegurança nos prefeitos e nas comunidades da Serra, com um tensionamento completamente descabível. No governo Lula não se construirá nenhuma política ambiental que não passe pelo apoio dos prefeitos e das comunidades”, destacou.
“Esta pauta”, prosseguiu Mercadante, “pode sair da agenda de todas as cidades da região porque não haverá nenhuma iniciativa do governo Lula nesta direção. De acordo, com ele, os prefeitos, as comunidades e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente serão procurados para construir consensos.
“É importante construirmos consensos para melhorar a educação ambiental e a fiscalização, promover programas de estímulo às populações locais e às famílias que estão no local, às vezes há 100 ou 200 anos, que preservam a região muito mais do que alguns burocratas. São pessoas que têm compromisso com a terra, a água e a mata”, falou.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) iniciou os estudos sobre a criação de um Parque Nacional na Serra da Mantiqueira. Propôs a criação de um parque nacional numa área de 86 mil hectares dos Altos da Serra da Mantiqueira que envolve 14 municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. No entanto, fez isso sem um debate prévio com prefeitos, câmaras municipais, moradores, comerciantes, proprietários ou mesmo a Frente Parlamentar de Apoio aos Municípios do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário