Taboão da Serra vive novos tempos no que diz respeito à diversidade sexual. Após a festa de lançamento da ONG DIVERSITAS, que reuniu cerca de 500 pessoas, além de apoio de lideranças do movimento LGBT de todo o Estado e importantes lideranças da região (como o Deputado Federal João Paulo Cunha e o ex-prefeito de Embu Geraldo Cruz), os vereadores aprovaram por unanimidade, na última sessão da Câmara Municipal (04/05), o projeto de Lei de autoria do vereador Wagner Eckstein – PT, que institui o dia 17 de maio como Dia Municipal de Combate à Homofobia.
O dia 17 de maio é comemorado pelos militantes LGBT, (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais) por ser o dia em que a Organização Mundial de Saúde retirou , em 1990, a homossexualidade do Código Internacional de doenças. Neste momento, esse órgão da ONU reconheceu que a homossexualidade é uma condição perfeitamente saudável e natural quanto à heterossexualidade. Esse é um dos mais importantes marcos para o avanço da cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em todo o mundo.
Para o Vereador Wagner Eckstein, autor do projeto de lei, é motivo de orgulho saber que seu mandato é um instrumento de uma luta tão importante como a cidadania LGBT. Segundo ele, "a valorização do ser humano em suas diferenças e a liberdade são caminhos fundamentais para que se construa uma sociedade mais justa e igualitária".
O presidente do grupo DIVERSITAS, que luta pelos direitos LGBT, Wanderley Bressan, articulou a apresentação do projeto e recebeu com muita alegria sua aprovação. “Os vereadores de Taboão da Serra deram uma lição de cidadania a toda a classe política brasileira, demonstrando que o Estado é laico e que deve legislar para todas as pessoas, independente de suas crenças”. Segundo Wanderley, é importante registrar o agradecimento ao parceiro, do DIVERSITAS Ver. Wagner Eckstein, por sua coragem e apoio ao iniciar as discussões na Câmara.
De acordo com a diretoria da DIVERSITAS, está sendo articulada a sanção do Projeto, pelo prefeito Evilásio Farias, no próximo dia 17/05, segunda-feira, em um ato político em seu gabinete. No mesmo dia a ONG deve promover uma panfletagem no centro de Taboão em comemoração ao dia de combate a homofobia. Além disso, no próximo dia 19/05 , militantes LGBT de Taboão estarão participando em Brasília da 1ª Marcha Nacional contra Homofobia.
Wanderley Bressan
Presidente - DIVERSITAS - Diversidade em Taboão da Serra
Nenhum comentário:
Postar um comentário